domingo, 28 de julho de 2013

PRODUÇÃO DE PORTFÓLIO


O que é um portfólio?

É um instrumento...
* de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem;
* que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos,durante um curso, série ou disciplina;
* de registro de ideias, experiências, reflexões e opiniões acerca do processo de formação, dos conteúdos, das aulas;



“Portfolios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)


Qual o objetivo de um portfólio?

* Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho;
* Oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva; 
* Instaurar um diálogo entre o professor e o aluno de forma individualizada; 


Quais as vantagens do portfólio?

* Possibilidade de refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo;
* Explicação da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou; 
* Melhora a habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados; 
* Aprender a revisar seus trabalhos de maneira organizada; 
* Melhora  a habilidade  de comunicação através do relato de experiências e realizações; 
*Aprender a tomar posse do seu aprendizado. 


Qual a estrutura do portfólio?

1)Capa:
Escola, aluno(a), ano, turma, disciplina, professora, trimestre, data, título;

2)Índice ou sumário;

3) Justificativa (exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade dessa atividade, o porque da realização);

4) Desenvolvimento
* Anotações /registros de aulas ( o objetivo de cada aula e a reflexão sobre que aprendeu em cada aula);
* Relatar o que aprendeu do conteúdo e o que não aprendeu (citando exemplos e explicando como resolvê-los); 
* Trabalhos / provas / pesquisas (o que achou, sobre o que era, o que conseguiu e o que não conseguiu);  
* Indicações de leituras, sites e filmes; 
*Pesquisas da internet (sobre a história, aplicações);
* Fotografias, desenhos, recortes de revistas, jornais, reportagens (com comentários sobre a sua opinião); 
* Elaboração de poemas, charges, versos, diálogos( sempre relacionado ao conteúdo); 
* Mensagens / recados dos colegas / do professor; 

5) Auto-avaliação (felicitações, críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender, o que planeja fazer);
6) Referências.

Onde fazer?


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Seminário de Tecnologias

Estamos convivendo com novas tecnologias e com elas o desafio de aprender, de criar, de inventar. Temos que nos permitir conhecer e nos atualizar. Precisamos ser curiosos e desafiadores. precisamos estar sempre em formação. 
Neste contexto, a URI está oferecendo o IV Seminário de Tecnologia e Educação que acontecerá no dia 14 de agosto no Salão de Atos da URI 
O evento, com o tema “Cultura digital na educação: novos paradigmas e inovação na docência” tem como objetivo refletir sobre os espaços digitais que vêm sendo inseridos na cultura educacional como meio de inovação dos processos educativos.

Inscrições até dia 30 de julho através do endereço
http://www.fw.uri.br/site/vernoticia2.php?id=4245


"Na era do conhecimento, distribuir conhecimento é distribuir renda. 
Não há desenvolvimento sem inovação tecnológica e não há inovação sem pesquisa, 
sem educação, sem escola”.
(Moacir  Gadotti)  

domingo, 7 de julho de 2013

WORKSHOP IV - I Ciclo de Estudos em Educação

Na última sexta-feira (05/07) participei do Workshop "Relações interpessoais" com a Msc. Anelise Mondardo. Tema esse, desenvolvido pela palestrante com muita didática e domínio.

Penso que vale apena destacar, aqui, algumas das coisas que a professora nos fez refletir e que são importantes para que possamos melhorar as nossas relações.

1)Nas relações, uma iniciativa, uma ligação, um estímulo faz toda a diferença;
2)As relações podem ser assimétricas (pai e filho; professor aluno,...) ou relações simétricas (irmão, colegas,...);
3)É através dos vínculos que nos fazemos enquanto pessoa;
4)A gente é o que é em função dos vínculos que temos ao longo da nossa vida, da nossa história;
5)Elementos que favorecem os vínculos independentemente do tempo, das tecnologias, das mudanças que cada vez mais nos exigem:
           a)Mito de Narciso: conhecer-se; reconhecer-se; ser reconhecido; reconhecer o outro.
 Precisamos ao longo da vida pessoas que nos fortaleçam como pessoa.
O encontro com o outro pode me fazer conhecer em mim as habilidades que tenho e também posso proporcionar que o outro venha se conhecer melhor.
Podemos otimizar de forma carinhosa.
Tem coisas que não se compram. O que nos faz conhecer vem das relações.
           b)Mito de Édipo: é preciso dar limites.
Motivar, otimizar sempre é importante, mas em determinadas ocasiões e circunstâncias, a proibição, a renúncia, o dizer não são também importantes para que o outro cresça como pessoa.
Temos que agir sempre para a condição adulta.
O limite não mata. É preciso dizer não.

A professora comentou dois pensamentos
"Só porque as pessoas pedem a você alguma coisa não significa que elas realmente desejam que você lhes dê." Jacques Lacan
"Não quero faca, nem queijo. Quero fome." Adelia Prado  

As coisas sempre andam rápido, mas nós sempre podemos dar resistência, podemos dispor de tempo e parar, pensar no que está dando certo e o que pode ser melhorado.

durante a fala, a professora mostrou e comentou alguns vídeos:
1)Quem são as pessoas com que me relaciono?
2)Book: a revolução tecnológica  https://www.youtube.com/watch?v=3QMVoHOJ5A0
3)Supermercado que vende palavras https://www.youtube.com/watch?v=vSmuy5ZHBlU