terça-feira, 21 de outubro de 2014

DESAFIO 9

Esta tabela foi construída com um determinado processo, por recurso a uma única operação aritmética.

Qual é o número que falta para ficar completa?


ACERTADORA DO DESAFIO 9


TURMA 62 = Marcéli  Melchiors

sábado, 11 de outubro de 2014

Inscrições para o Processo Seletivo 2015 - IFFARROUPILHA / FREDERICO WESTPHALEN




AS INSCRIÇÕES PODEM SER REALIZADAS PELO SITE:


ATÉ 02 DE NOVEMBRO

Cursos Superiores (Graduação) - Noturno:

  • Alimentos - 40 vagas
  • Sistemas para Internet - 40 vagas
Cursos Técnicos Integrados - Ensino Médio - Turno Integral:
  • Técnico em Agropecuária - 105 vagas
  • Técnico em Informática - 35 vagas
Cursos Técnicos Subsequentes (Pós-Médio) - Noturno:
  • Técnico em Agropecuária - 40 vagas
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - 40 vagas

XII FÓRUM PERMANENTE INDICADORES DE QUALIDADE E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Nos dias 08 e 09 de outubro estive participando do IV Fórum Permanente Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática na UNISINOS em São Leopoldo. 
Este evento foi um momento importante de troca de saberes e experiência. Possibilitou conhecer mais sobre a construção e as metas do PNE e como podemos acompanhar e participar da sua efetivação.

Possibilitou também entender mais sobre as políticas educacionais e seus contextos nos diversos níveis de ensino e também, ampliar as discussões sobre as avaliações da aprendizagem, em larga escala e a qualidade educativa. As avaliações têm servido para medir, racionalizar, punir, hierarquizar, produzir rankeamentos e tem sido um poderoso instrumento de controle por parte do sistema.
A seguir um pequeno relato das atividades desenvolvidas
Dia 08 de outubro de 2014:
A abertura do evento aconteceu as 8h30min e contou com a participação dos professores Luiz Artur de Bitencourt (secretário Municipal de Educação de São Leopoldo), Pedro Gilberto Gomes (pós-Reitor acadêmico/UNISINOS), Dorotéa Frank kersch (diretora adjunta da UAPPG/UNISINOS) e Beatriz Teresinha Daudt Fischer (Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Educação/UNISINOS).
Todos ressaltaram a importância do Fórum e enfatizaram que a educação deve ser prioridade.
A profª Beatriz afirmou que a educação é um serviço, um bem público e um ato político. A educação exige atitude, tomada de decisão e que é preciso discutir e trabalhar com as divergências.
O profº Pedro destacou que os indicadores são o calcanhar de Aquiles e que se fazem necessários para possíveis tomadas de decisão no sentido de uma educação mais humana.

As 10 horas aconteceram duas conferências com o tema Plano Nacional de Educação (2014-2024): implicações para a gestão da educação municipal).  A primeira foi proferida pelo profº Paulo Egon Wiederkehr que resgatou um pouco da história da Educação, do PNE, da CONAE e do FNE. Destacou que teremos qualidade quando desenvolvermos pessoas felizes, entendermos nossos alunos e encontrarmos o sentido da vida, escutarmos e compreendermos o outro.
A segunda conferência contou com a presença do Profº Ricardo Falzetta que falou sobre o observatório do PNE e mostrou o site www.observatoriopne.org.br, como ele funciona e o que encontramos sobre o PNE. O palestrante destacou que o PNE precisa da cobrança da sociedade para que dê certo.

As 14 horas iniciou o painel “políticas de avaliação: panorama internacional”  com a presença da professora Berenice Corsetti (UNISINOS) e do profº João Jorge Correa (UNIOESTE). Os painelistas argumentaram sobre a influência dos organismos internacionais na educação os quais têm exigido resultados e que os municípios, por sua vez, estão se submetendo as exigências desses organismos dando ênfase a uma educação individualista, competitiva e que busca resultados quantitativos.
Nesse sentido, o profº João fez um relato do panorama educacional em Foz do Iguaçu e a profª Berenice destacou os resultados das suas pesquisas no município de São Leopoldo.

As 16h15min aconteceu o segundo painel “Questões polêmicas na educação brasileira: interfaces da gestão e financiamento” e contou com as professoras Edite Sudbrack (URI) e Rosangela Fritsch (UNISINOS). As mesmas relataram as pesquisas realizadas nos seus subprojetos e alguns dos resultados encontrados. A profª Edite destacou a importância das bolsas CNPq para professores da educação básica e mestrandos oportunizando o desenvolvimento de pesquisas junto as escolas de educação básica. A profª Rosângela fez a explanação dos dados da pesquisa referentes a evasão no ensino médio em três escolas do município de Novo Hamburgo enfatizando que a evasão não é uma questão individual, mas social.

Dia 09 de outubro de 2014:
As 9 horas aconteceu o painel “Gestão educacional e qualidade da educação” com as professoras Flávia Werle (UNISINOS), Rosimar Esquinsani (UPF) e Graziela Abdian (UNESP), fazendo o relato dos resultados das suas pesquisas.
Graziela destacou a importância de nos perguntarmos como é, o que é que se passa na nossa realidade e não somente ficar pensando no vir a ser. Destacou que a Universidade não pode somente ouvir os sujeitos das escolas, mas trabalhar com eles e para eles.
A profª Rosimar refletiu em torno da seguinte pergunda: é possível estabelecer relações entre a gestão da educação e qualidade?
Profª Flávia enfatizou que pesquisa se faz com diálogo, é feita no coletivo e para o coletivo.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DESAFIO 7

- André: Eduardo é o culpado
- Eduardo: João é o culpado
- Rafael: eu não sou culpado
- João: Eduardo mente quando diz que eu sou o culpado
Sabendo que só um dos quatros disse a verdade, quem é o culpado?


RESPOSTA: Rafael

ACERTADORES DO DESAFIO 7

Pré B
31
5º ano
61
62
72
Funcionárias
Gabriele
Maria Eduarda
Rafael
Daniela
Karolainy
Eigmar
Beti


Laura

Isadora

Meri


Claudiane

Jeferson

Ivonete


Camila






Vitor






Antonio






Julia






DESAFIO 4

 Uma lesma está no fundo de um poço que tem 15 metros de profundidade, e quer sair dele. Como lesma é lesma, ela sobe 4 metros durante o dia, mas desce três durante a noite.

Pergunta: Em quantos dias ela conseguirá sair do poço?

 ACERTADORES DO DESAFIO 4
3º ano
51
61
62
71
81
Julio
Diogo
Karla
Alexandre
Ricardo
João Arthur



Gustavo





Mateus Vieira




DESAFIO 5

Quantos noves existem entre 0 e 100?

ACERTADORES DO DESAFIO 5
51
61
62
Funcionária
Julia
Karla
Alexandre
Beti
Antônio
Daniela
Gustavo

Gabriel
Luiza
Mateus Vieira

Rafael

Isadora

Rochelle



Amanda



Pâmela



Dianalice



Camila





DESAFIO 6

Há um ônibus com 7 garotas.
Cada garota tem 7 sacolas.
Dentro de cada sacola há sete gatos grandes.
Cada gato grande tem 7 gatos pequenos.
Todos os gatos têm 4 pernas cada um.
Pergunta: Quantas pernas há no ônibus?

NÃO HOUVE ACERTADORES DO DESAFIO 6