segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TENHO SONHOS, MAS BUSCO TRANSFORMAR A REALIDADE

"Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a
chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do
mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode
tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a
nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos." PAULO FREIRE


Para Paulo Freire escola é lugar de gente, "Lugar onde se faz amigos, [...]gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. [...] e a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.[..] nada de ser como  o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. [...] numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."

Posso não mudar o mundo, mas posso mudar a realidade em que vivo e sei que isso não é utopia, só preciso um pouquinho dedicação, minha, sua, nossa.

domingo, 1 de setembro de 2013

TRABALHO PARA 1º A E 1º B

FAZER COM MUITO CAPRICHO.
ENTREGAR PARA O PRESIDENTE DA TURMA NA SEXTA FEIRA DIA 06 DE SETEMBRO
Valor 100 pontos
Fazer um cabeçalho com: nome da escola; aluno(a); turma; data; valor; disciplina; professora

Encontre as raízes ou zeros das funções:
1) do 1º grau
 a) f(x) = x + 1             b)f(x) = -2x + 12         c) f(x) = -2x – 1           d)f(x) = 3x

2)do 2º grau
a) f(x) = x² – 3x – 4                 b) ) f(x) = - x² + 3x                  c) y = 2x² + 8x             d) y = - 2x² + 18

e) y = x² + 2x - 8                     f) y = -x² + x + 12 = 0             g) -x² + 6x - 5 = 0

3)Encontre o vértice de cada função:
a) y = x² - 6x + 8                      b) y = -x² + 12x – 11              c) y = -x² + 36           d) y = -2x² + 4 x + 1
e) y = x² + 2x – 8                     f) y = x² - 3x                            g)  y = 8x² - 8x

4)Dada a função quadrática y = x² + 3x - 2, complete a tabela ( faça os cálculos baixo da tabela)
X
-3
-2
-1
0
1
2
3
Y







(x,y)









5)Considerando a função y = -x² + 2x, complete a tabela  (faça os cálculos baixo da tabela)
X
-2
-1
0
1
2
3
4
Y







(x,y)









6)Considerando a função y = 3x + 2, complete a tabela  (faça os cálculos baixo da tabela)
X
-2
-1
0
1
2
3
4
Y







(x,y)








7) Considerando a função y = -x + 5, complete a tabela  (faça os cálculos baixo da tabela)
X
-2
-1
0
1
2
3
4
Y







(x,y)











sexta-feira, 23 de agosto de 2013

REGRAS PARA OS ESTUDANTES - POR BILL GATES

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras que os estudantes não aprenderiam na escola.
Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" têm criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política têm levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais... Bill Gates falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero...

Regra 1
A vida não é fácil, acostume-se com isso.

Regra 2
O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.
O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3
Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.
Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4
Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social.
Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6
Se você fracassar, não é culpa de seus pais.
Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos".
Então antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.


Regra 8
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.
Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar.
Isto não se parece com absolutamente  NADA na vida real.
Se pisar na bola, está despedido... RUA !!!
Faça certo da primeira vez!



Regra 9 
A vida não é dividida em semestres.
Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10
Televisão NÃO é vida real.
Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

Regra 11
Seja legal com os C.D.Fs - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.


Bill Gates, dono da maior fortuna pessoal do mundo e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blues, IBM, que construiu o primeiro computador, cérebro eletrônico mundial, desde a sua fundação em meados de 1900.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CÍRCULO DE PAIS E PROFESSORES: UMA ASSOCIAÇÃO A SER CONHECIDA


OBS: Este texto foi publicado hoje no Jornal Folha do Noroeste.


CÍRCULO DE PAIS E PROFESSORES: UMA ASSOCIAÇÃO A SER CONHECIDA

Como mãe, professora e membro do CPM busquei algumas leituras para que eu possa participar mais ativamente da vida escolar de meus filhos e como professora, e integrante do CPM, fazer com que esta associação realmente desempenhe suas funções. Mas quais as funções de um CPM? Como posso participar?
            Foi nos diários de Paulo Freire que encontrei muitas respostas as minhas indagações. Em seu diário, “Ainda aos Círculos de Pais e Professores: sua preparação e sua realização”, o educador descreve que a reunião do CPM deve ser previamente acertada entre pais e professores e é um trabalho da escola com a família. Os assuntos não devem surgir na hora, mas devem ser preparados com antecedência e que os mesmos respondam a situações concretas, vivida pelos pais e através do qual se possa levá-los a refazer suas experiências. A linguagem usada na reunião deve ser clara, simples e objetiva. O educador deve “levar o homem (pai) àquela atitude mental de reivindicação, porque ele vai compreendendo e conhecendo as coisas” (p. 2.) Nessa perspectiva Paulo Freire enfatiza que “quanto mais se pergunta, quanto mais se dialoga, quanto mais se tenta observação fecunda, quanto mais se reflete, quanto mais se cresce” (p. 2). Deve haver o hábito do debate, da reflexa o e das perguntas.
            Em outro diário, “Ainda a propósito dos Círculos de Pais e Professores”, Freire destaca que a escola deve oferecer “oportunidades para uma participação maior nos seus negócios mais íntimos” (p. 1). No inicio, provavelmente, haverá o estranhamento dos pais e haverá pouca participação, mas “o que se há de fazer é levar o homem a experimentar. É dar-lhe responsabilidade. É levá-lo ao bom teatro e não pelo mau teatro” (p. 2). E o que se pode fazer? Para Freire é preciso acreditar no homem, dar margem para que ele aprenda o saber democrático: “problemas de disciplina, problemas de recreação, problemas ligados à merenda, às festas escolares são alguns dos muitos ângulos que a escola, através dos Círculos de pais e Professores pode e deve oferecer aos pais como campo para suas experiências de colaboração no seu governo” (p. 3). Será que se houvesse mais união, muitos problemas não seriam amenizados ou resolvidos com mais facilidade?
Paulo Freire é claro em dizer que não se trata de entregar a gerência nas mãos dos pais, mas a ingerência que é o processo no qual “o homem intervém, participa, colabora. Participando, intervindo, colaborando o homem constrói novas atitudes, muda outras, elabora e reelabora experiências, educa-se” (p. 4).
Mas então, qual a finalidade dos Círculos de Pais e Professores? Freire em seu diário “Círculo de Pais e professores – Capítulo da Educação de Adultos” explica que é através das reuniões entre os professores e pais que vai se buscar desenvolver e criar nestes nova posição em sua vida: a da responsabilidade social e política.
Se a este Círculo de Pais e Professores for dado espaço para estudo, diálogo, exposição de opiniões, troca de ideias, convivência com a realidade escolar e preocupação com a vida da escola e das crianças, ai sim, dar-se-á um passo real e importante para a verdadeira prática da democracia. Mas não podemos esperar que alguém faça. Cada um precisa iniciar a busca por espaço, por vez e voz e não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

AGORA UM DESABAFO QUE NÃO FOI PARA O JORNAL

Quero pedir desculpas aos meus colegas e aos pais pelos momentos de fraqueza e de, em várias situações, ter que ficar calada ou aceitar determinadas decisões. 
Confesso que estou passando por um momento de indignação, não quero mais aceitar as coisas como sempre foram, as decisões serem tomadas por alguns, sem haver um diálogo e a participação de todos os envolvidos. Mas, também confesso, que isso está me deixando doente, pois lutar sozinha é difícil. Estou sendo julgada como entrometida, como "fofoqueira", como alguém que quer confusão. 
Hoje queria compartilhar a frase do Papa Francisco: "Não nos acostumemos com o mal".
Vamos parar de dizer "sempre foi assim" . Eu quero fazer diferente. Precisamos de união, de comprometimento, de oportunidades de participação, de voz e de vez. 
Desculpem aos que esperam mais de mim. Não pensem que é fácil para mim.

domingo, 28 de julho de 2013

PRODUÇÃO DE PORTFÓLIO


O que é um portfólio?

É um instrumento...
* de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem;
* que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos,durante um curso, série ou disciplina;
* de registro de ideias, experiências, reflexões e opiniões acerca do processo de formação, dos conteúdos, das aulas;



“Portfolios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)


Qual o objetivo de um portfólio?

* Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho;
* Oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva; 
* Instaurar um diálogo entre o professor e o aluno de forma individualizada; 


Quais as vantagens do portfólio?

* Possibilidade de refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo;
* Explicação da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou; 
* Melhora a habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados; 
* Aprender a revisar seus trabalhos de maneira organizada; 
* Melhora  a habilidade  de comunicação através do relato de experiências e realizações; 
*Aprender a tomar posse do seu aprendizado. 


Qual a estrutura do portfólio?

1)Capa:
Escola, aluno(a), ano, turma, disciplina, professora, trimestre, data, título;

2)Índice ou sumário;

3) Justificativa (exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade dessa atividade, o porque da realização);

4) Desenvolvimento
* Anotações /registros de aulas ( o objetivo de cada aula e a reflexão sobre que aprendeu em cada aula);
* Relatar o que aprendeu do conteúdo e o que não aprendeu (citando exemplos e explicando como resolvê-los); 
* Trabalhos / provas / pesquisas (o que achou, sobre o que era, o que conseguiu e o que não conseguiu);  
* Indicações de leituras, sites e filmes; 
*Pesquisas da internet (sobre a história, aplicações);
* Fotografias, desenhos, recortes de revistas, jornais, reportagens (com comentários sobre a sua opinião); 
* Elaboração de poemas, charges, versos, diálogos( sempre relacionado ao conteúdo); 
* Mensagens / recados dos colegas / do professor; 

5) Auto-avaliação (felicitações, críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender, o que planeja fazer);
6) Referências.

Onde fazer?


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Seminário de Tecnologias

Estamos convivendo com novas tecnologias e com elas o desafio de aprender, de criar, de inventar. Temos que nos permitir conhecer e nos atualizar. Precisamos ser curiosos e desafiadores. precisamos estar sempre em formação. 
Neste contexto, a URI está oferecendo o IV Seminário de Tecnologia e Educação que acontecerá no dia 14 de agosto no Salão de Atos da URI 
O evento, com o tema “Cultura digital na educação: novos paradigmas e inovação na docência” tem como objetivo refletir sobre os espaços digitais que vêm sendo inseridos na cultura educacional como meio de inovação dos processos educativos.

Inscrições até dia 30 de julho através do endereço
http://www.fw.uri.br/site/vernoticia2.php?id=4245


"Na era do conhecimento, distribuir conhecimento é distribuir renda. 
Não há desenvolvimento sem inovação tecnológica e não há inovação sem pesquisa, 
sem educação, sem escola”.
(Moacir  Gadotti)  

domingo, 7 de julho de 2013

WORKSHOP IV - I Ciclo de Estudos em Educação

Na última sexta-feira (05/07) participei do Workshop "Relações interpessoais" com a Msc. Anelise Mondardo. Tema esse, desenvolvido pela palestrante com muita didática e domínio.

Penso que vale apena destacar, aqui, algumas das coisas que a professora nos fez refletir e que são importantes para que possamos melhorar as nossas relações.

1)Nas relações, uma iniciativa, uma ligação, um estímulo faz toda a diferença;
2)As relações podem ser assimétricas (pai e filho; professor aluno,...) ou relações simétricas (irmão, colegas,...);
3)É através dos vínculos que nos fazemos enquanto pessoa;
4)A gente é o que é em função dos vínculos que temos ao longo da nossa vida, da nossa história;
5)Elementos que favorecem os vínculos independentemente do tempo, das tecnologias, das mudanças que cada vez mais nos exigem:
           a)Mito de Narciso: conhecer-se; reconhecer-se; ser reconhecido; reconhecer o outro.
 Precisamos ao longo da vida pessoas que nos fortaleçam como pessoa.
O encontro com o outro pode me fazer conhecer em mim as habilidades que tenho e também posso proporcionar que o outro venha se conhecer melhor.
Podemos otimizar de forma carinhosa.
Tem coisas que não se compram. O que nos faz conhecer vem das relações.
           b)Mito de Édipo: é preciso dar limites.
Motivar, otimizar sempre é importante, mas em determinadas ocasiões e circunstâncias, a proibição, a renúncia, o dizer não são também importantes para que o outro cresça como pessoa.
Temos que agir sempre para a condição adulta.
O limite não mata. É preciso dizer não.

A professora comentou dois pensamentos
"Só porque as pessoas pedem a você alguma coisa não significa que elas realmente desejam que você lhes dê." Jacques Lacan
"Não quero faca, nem queijo. Quero fome." Adelia Prado  

As coisas sempre andam rápido, mas nós sempre podemos dar resistência, podemos dispor de tempo e parar, pensar no que está dando certo e o que pode ser melhorado.

durante a fala, a professora mostrou e comentou alguns vídeos:
1)Quem são as pessoas com que me relaciono?
2)Book: a revolução tecnológica  https://www.youtube.com/watch?v=3QMVoHOJ5A0
3)Supermercado que vende palavras https://www.youtube.com/watch?v=vSmuy5ZHBlU


domingo, 9 de junho de 2013

I CICLO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO: contemporaneidade e interdisciplinaridade

Realização do Evento: 28 de junho a 26 de setembro de 2013

Inscrições:
Comunicadores e pôsteres: 03 de maio a 28 de junho de 2013
Ouvintes: 03 de maio a 28 de junho de 2013

Informações:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen
PPGEDU – Programa de Pós-Graduação em Educação
Mestrado em Educação
DCH – Departamento de Ciências Humanas
Rua Assis Brasil, 709 - Frederico Westphalen RS
CEP: 98400-000
Telefones: 55 3744-9285 e/ou 55 3744-9202
E-mail: ppgedu@uri.edu.br        
Site: www.fw.uri.br/mestrado/ciclo_educacao

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Exercícios de fixação - 1º A e 1º B

Estes exercícios servem para retomar os conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental. Faça com interesse e dedicação.



SOLUÇÕES
1)a) x = 6         b) x = 7       c) x = 3       d) x = 25/2        e) x = -3/5      f) x = 2/3    g) x = 1/6

2) a) 12     b)  -6    c) 21     d) 11/12     e) 2,47     f) 26

3) a) {2, 3}            b) {2, 6}         c) {2, -4}          d) { }          e) {2}                 f) {-1, 5}
   
g) {-3, 4}           i) {1, 5}          j) {1}                k) {-3}        l) {1, 4}            m) {5, -8}

n) {-2, -4}          o) {6, 4}        p) {-7, 7}          q) {-2,2}      r) {-3, 3}         s) {0, 7}

t) {0, 4/3}          u) {0, 5}

4) a) x= 6   y = -3                  b) x = 23/3     y = 5/3

c) x = 3   y = 4                       d) x = -2        y = -1

e) x = 10    y = 2                   f) x = 1           y = 2

sexta-feira, 24 de maio de 2013

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

Na próxima segunda-feira dia 27 de maio, será dada uma oportunidade para alguns alunos que estão sem avaliação até o momento. Estes alunos serão chamados e se quiserem poderão desenvolver a seguinte atividade que deverá ser entregue dia 03 de junho com muito capricho e organização.

Trabalho de recuperação – 3º A
Obs: O trabalho deverá ter uma capa, conforme normas da escola. Poderá ser digitado, mas sem copiar e colar da internet. A resolução das questões deverá ser a caneta.

1)Faça uma pesquisa sobre a história da matemática financeira (surgimento, matemáticos, conceitos, etc.) e sua importância na vida diária das pessoas.
2)Pesquise 3 problemas de vestibulares ou do ENEM que envolvam porcentagem, juros simples ou compostos e os resolva.
Algumas dicas de sites


Trabalho de recuperação 1ºA e 1ºB
Obs: O trabalho deverá ter uma capa conforme normas da escola. Poderá ser digitado, mas sem copiar e colar da internet. A resolução das questões deverá ser a caneta.

1)Faça uma pesquisa sobre a história das funções (surgimento, matemáticos, conceitos, etc.) e sua importância para a matemática.
Algumas dicas de sites

2)Resolva algumas atividades do livro: p. 80 nº 17, 18, 19, 20, 21 e 22

quinta-feira, 23 de maio de 2013

5º Seminário Brasileiros de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE) - Canoas RS

Ontem, dia 22 de maio, estive participando do  5º Seminário Brasileiros de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE) que foi realizado nos dias 20, 21 e 22 no campus da ULBRA Canoas-RS.
O objetivo do evento foi promover discussões que articulem educação e cultura nas contingências do espaço-tempo, abordando transformações contemporâneas relacionadas a concepções, significados e usos do conceito de espaço-tempo, bem como seus desdobramentos nos múltiplos e plurifacetados panoramas educativos e educacionais da atualidade.
O evento foi uma promoção do Programa de Pós-graduação em Educação da ULBRA com a cooperação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS.
Neste evento apresentei o trabalho :

 “POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES ENTRE OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA” 

Resumo: No ano de 2005, professores e alunos de escolas públicas foram surpreendidos por uma proposta de inscrição em uma Olimpíada a qual contemplava somente as escolas públicas de Educação Básica. Estava iniciando a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Hoje, a OBMEP é considerada a maior competição matemática do mundo. Além do grande número de alunos participantes, há o envolvimento de muitas pessoas como coordenadores de escola, coordenadores regionais, universidades e instituições de pesquisa e administrações públicas. O Ministério de Educação e Cultura (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) são os responsáveis pelo pagamento de todos os custos e quem realiza são o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBMEP é uma avaliação que desempenha um importante papel nas relações pedagógicas e pode ser um instrumento de controle, de regulação ou de emancipação, dependendo da forma como é planejada, aplicada e como os resultados obtidos são analisados e transformados em ações que possibilitem a tomada de decisões, aquisição de conhecimentos e o exercício da democracia. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar a OBMEP a fim de verificar se ela se constitui como uma política educacional de avaliação em larga escala. Assim, surgiram alguns questionamentos: Quais os objetivos da OBMEP? Qual é o objetivo do Estado com a adesão da OBMEP? Em que contexto político de avaliações externas a OBMEP surge? Como os alunos, os professores e as Direções valoram a Olimpíada? Por que a escola adere à Olimpíada? Para atingir os objetivos traçados, será realizada uma revisão de literatura sobre políticas públicas e avaliação. Também, uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo. A amostra da pesquisa será composta por professores de Matemática, coordenadores da Olimpíada das escolas que participam da OBMEP e Direções das escolas estaduais, municipais e federais de Frederico Westphalen, RS, idealizadora da Olimpíada, coordenadora da OBMEP na região, e organizadores da aplicação da segunda fase na cidade. Os instrumentos para coleta de dados serão questionários semiestruturados e entrevistas individuais parcialmente estruturadas. A análise dos dados obtidos será do tipo qualitativa. Diante do exposto, é de fundamental importância ampliar os espaços de estudo e discussão e tornar conhecidas as políticas públicas educacionais para que se possa construir um sistema democrático em que toda a comunidade escolar seja capaz de refletir e participar das decisões buscando novas soluções para a conquista da autonomia. No caso da Olimpíada de Matemática é importante reconhecer o papel que ela assume no contexto da escola enquanto instituição promotora da transformação social.


sábado, 11 de maio de 2013

Conferência Intermunicipal de Educação acontece na próxima semana em FW

Dia 16 de maio, quinta-feira, vai acontecer a Conferência Intermunicipal de Educação,no Salão de Atos da URI

Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Poderão participar mães/pais, estudantes, professores, dirigentes e todos aqueles que se preocupam com a educação, para discutir e refletir coletivamente e propor caminhos  para a educação brasileira.

A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, conforme prevê o Documento-Referência, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.

Mais detalhes e o documento-referência que será discutido, você encontra no link:


Programação para dia 16 de maio



ESTE É UM ESPAÇO DE EXERCERMOS A DEMOCRACIA.
VAMOS TODOS PARTICIPAR!!!