sábado, 21 de junho de 2014

MINHA PROFISSÃO, MINHA VIDA!!!!

Nesses dias tenho refletido muito sobre a minha missão de professora. Digo, minha, não nossa missão de professor, pois os momentos vividos foram meus.
Não fui e não sou professora por acaso. Nunca me vi sendo feliz em outra profissão. Nunca pensei em buscar outra profissão. Não, pois o magistério, a escola, os alunos são a minha vida.
Nesses 19 anos de magistério, cometi muitos erros com meus alunos, mas ainda bem que temos a oportunidade de aprender com os erros, de nos avaliarmos e de irmos mudando. E isso é uma coisa que faço e sempre ensinei para meus alunos. Não somos perfeitos, não sabemos tudo e isso é o que nos move para continuarmos crescendo, buscando caminhos, conhecimentos e buscando sermos melhores do que somos hoje.
O que me move é o amor pela minha profissão. E os alunos que estiveram comigo a mais de uma ano sabem do que falo. Sou uma professora que acredito que podemos fazer melhor a cada dia, cada um de nós precisa fazer sua parte e querer mudar.
Queridos alunos e alunas das turmas 8ª séries 81, 82, 83, 1ºA, 1ºB, 2ºA, 2ºB e 3ºA. Obrigada pelo carinho, por entenderem a minha escolha. Não pensem que está sendo fácil. Nessa semana tive tantos gestos de amor, de gratidão. Tantas palavras de amor, de carinho. Posso não ser merecedora de tudo isso, mas isso me motiva a ser cada vez melhor. É isso que precisamos, de motivação, de valorização pelo que fizemos.
Está difícil continuar escrevendo, pois as lágrimas ofuscam a minha visão .... Amo todos vocês ...  espero que não me esqueçam ... E lembrem-se: você pode, você consegue, você é capaz.
Sempre contei para vocês das minhas dificuldades de memorização, de escrita ... , mas nunca desisti. Não foi fácil e não está sendo fácil. Mas podemos nos superar a cada dia. Não desistam nunca, por mais difícil que seja.
Desejo sucesso a todos e espero encontrá-los sempre ... nas redes sociais, nas ruas, nas festas, nas universidades apresentando trabalhos, fazendo pesquisa....
Depois de tantas emoções, lembrei dessa música que fez parte da minha juventude e que olhando para as flores que recebi ela reviveu . Espero que gostem também.

https://www.youtube.com/watch?v=qhq8OPU9ax0




































quarta-feira, 18 de junho de 2014

DESPEDIDA AOS ALUNOS DA ESCOLA SEPÉ TIARAJU

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Lembre-se: Você pode, você é capaz. Acredite no teu potencial e não fique parado. Busque, pesquise, leia, estude, queira saber mais. Se você acha que está difícil, impossível, pare e reflita, pois se você não fizer, outro fará. Mesmo cansados podemos, ainda assim, fazer um pouco mais.
Prepare-se, queira saber cada vez mais. Oportunidades surgem a cada dia. Reflita sobre os teus objetivos e o que você precisa para atingi-los e não desista, mas lembre-se de que você é responsável pelas tuas escolhas. Assuma os teus atos e jamais “pise” nos outros com a finalidade de subir na vida.
Por fim, não aceite injustiças. Procure construir uma sociedade mais justa, mais humana, mais unida e busque a paz e o amor. Faça sua parte!
Com carinho! Professora Eliane Maria Cocco
ATÉ BREVE!
Junho de 2014


QUEM DÁ CARINHO RECEBE CARINHO!
AMO VOCÊS, MEUS ALUNOS!












Chamada Revista de Ciências Humanas

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
Chamada 02/2014

Revista de Ciências Humanas, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões participa aos interessados que estápermanentemente aberta para publicações.
Na seção dossiês serão tratados os seguintes temas:
GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
(enviar textos até 15 de setembro de 2014)
A seção dossiê, n. 25 da RCH, a ser publicada em dezembro de 2014, intitulada Gestão escolar e avaliação em larga escala, tem por objetivo analisar os atuais programas de avaliação em larga escala e suas interlocuções com a gestão escolar.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CONCEITOS E PRÁTICAS
(enviar textos até 15 de abril de 2015)
A seção dossiê, n. 26 da RCH, a ser publicada em julho de 2015, intitulada Políticas educacionais: conceitos e práticas visa tratar de ideias e ações governamentais vigentes, relativas à Educação básica ou superior.

DEMAIS SEÇÕES: Fluxo contínuo.
Os interessados em participar com publicações em uma das seções da Revista de Ciências Humanas (dossiês; outros textos; entrevistas; legislação comentada e resenhas) devem enviar seus artigos diretamente pelo SEER, para a avaliação por pares.
As normas de publicação e outras informações pertinentes podem ser acessadas em SOBRE da Revista.

terça-feira, 10 de junho de 2014

VIII Simpósio Nacional de Educação e do II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores

Informações sobre o Evento:

Realização do Evento: 24 a 26 de setembro de 2014

Informações sobre a inscrição:

Inscrição para comunicadores e pôsteres: 15 de maio a 30 de junho de 2014
Inscrição para ouvintes: 30 de junho a 10 de setembro de 2014

http://fw.uri.br/mestrado/simposioeducacao2014/public/


Prof. Dr. António Sampaio da Nóvoa

António Sampaio da Nóvoa iniciou a sua carreira universitária em 1982, na Universidade de Genéve. Integra a Universidade de Lisboa desde 1986-1987. Tem formação em Pedagogia (Ciências da educação) e em História Moderna e Contemporânea, na Universidade de Genéve e na Universidade de Paris IV Sorbonne. Doutorou-se na Universidade de Genève, em 1986, na área das Ciências da Educação. O atual reitor da Universidade de Lisboa tem uma larga experiência internacional, em universidades europeias e americanas. Para além de inúmeras colaborações regulares nos programas de doutoramento de prestigiadas universidades estrangeiras (Barcelona, Genève, Montreal, São Paulo…), foi Professor Convidado, durante um ano, da University of Wisconsin Madison (1993/1994) e da Columbia University New York (2002). Em 1995, foi Investigador Visitante, durante um semestre, do INRP/Université de Paris V e, em 2001, da University of Oxford. É membro do Conselho editorial de várias revistas científicas nacionais e internacionais e a sua bibliografia científica é constituída por cerca de 150 títulos (artigos, livros e capítulos), mais de metade publicados no estrangeiro.

Profª. Dra. Bernardete Angelina Gatti

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Université de Paris VII - Université Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e exerceu o cargo de Superintendente de Educação e Pesquisa na Fundação Carlos Chagas, tendo sido Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Atualmente, atua como Pesquisadora Colaboradora na Fundação Carlos Chagas, como Coordenadora da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Eleita Vice Presidente da Academia Paulista de Educação. Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica.

Profª. Dra. Berenice Corsetti

Possui graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (1968), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professora titular 1 da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência em História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio Grande do Sul, História da Educação e Políticas educacionais.

Prof. Dr. Cesar Tello

Es Profesor en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Diplomado Superior en Gestión Educativa (FLACSO-Argentina). Magíster en Políticas y Administración de la Educación (Universidad Nacional de Tres de Febrero). Cursó estudios de Doctorado en educación en la Universidad Nacional de La Plata. Es Director de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Miembro del Núcleo de Investigación sobre Conocimiento y Política Educativa (NICPE) y del Centro de Estudios Interdisciplinarios en Educación, Cultura y Sociedad (CEIECS-UNSAM). Tambié es miembro de comité editoriales de revistas especializadas en educación a nivel nacional e internacional. Se desempeña como Director de Investigación y Desarrollo en la Universidad Nacional de Tres de Febrero y de la Universidad Nacional de San Martín. Es investigador del Campo de los Estudios Epistemológicos en Política educativa y también realiza sus investigaciones en Políticas docentes, producción de conocimiento y toma de decisiones y educación secundaria, temas sobre los cuales ha publicado artículos en revistas nacionales e internacionales. Como así también capítulos de libros y libros en diversos países de Latinoamérica.

Profª. Dra. Flávia Obino Corrêa Werle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. É bolsista produtividade 1A do CNPq, membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Foi membro do Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Participa do Comitê Educação da Capes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, política e avaliação educacional, administração e gestão educacional. Algumas produções estão disponíveis em http://flaviawerle.wordpress.com/.

Prof. Dr. Mauro Augusto Burket Del Pino

Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas de 2º Grau pela Universidade Federal de Pelotas (1984), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e Pós-Graduação em nível de Especialização em Ensino pela Universidade Federal de Pelotas (1989). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política de Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e trabalho, formação profissional, política educacional e gestão educacional. Editor da Revista "Cadernos de Educação" do PPGE/FaE/UFPel. Foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012). Foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE). É Presidente do Conselho Universitário da UFPel e do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Pelotas. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.

Profª. Dra. Terezinha Azerêdo Rios (São Paulo)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisadora do GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da FE/USP. Fez parte, por mais de 30 anos, do quadro de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP e trabalhou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo, no convênio PUCSP / Universidade Pedagógica - Moçambique. É membro da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa e do Conselho Editorial de Educação da Cortez Editora. Tem desenvolvido trabalhos nas áreas de Filosofia e Educação, especialmente da Ética e da Didática, voltando sua reflexão sobre os temas dos Fundamentos da Educação, da Formação de Professores, da Competência Profissional.