sábado, 18 de fevereiro de 2012

MATEMÁTICA E OLIMPÍADAS: UMA INTERAÇÃO CONSTRUTIVA

GT 01 – Educação Matemática no Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais

Eliane Maria Cocco
Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju

Resumo

A Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju foi inscrita nas Olimpíadas de Matemática (OBMEP), no ano de 2005, com o objetivo de promover o estudo da matemática entre os alunos, de contribuir para a melhoria na Educação Básica, de tornar a matemática mais atrativa e prazerosa. No referido ano, foram 4 alunos premiados (1 medalha de ouro e 4 menções honrosas), o que proporcionou a autora um estágio, na cidade do Rio de Janeiro, de 15 dias no IMPA. Após esse aperfeiçoamento, a educadora, juntamente com seus colegas da Escola, participam, anualmente, de três Olimpíadas: OBMEP, OBM e ORM. A metodologia utilizada prevê, no primeiro momento, resolução de problemas instigantes e desafiadores para todos os alunos, em classe regular. Muitos alunos fazem um caderno separado e pesquisam na internet também.  Em um segundo momento, somente participam os alunos que passaram da 1ª fase. Nessa, propõe-se problemas para serem analisados na forma grupal para incentivar o debate e apresentações de possíveis soluções. Os resultados obtidos nesse processo foram vários: diminuição dos índices de reprovação na área, frequência de premiações a estudantes (medalhas de ouro, prata e bronze, menção honrosa, Bolsa Iniciação Científica Jr. (CNPq) ), estímulo aos profissionais na busca de novos métodos de ensino, além do cumprimento da missão do profissional da educação que é o incentivo ao estudo das ciências exatas para o exercício da cidadania.

Palavras-chave: matemática; olimpíadas; participação; premiação; cidadania.

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