sábado, 18 de fevereiro de 2012

TEOREMA DE PITÁGORAS: pesquisa, tecnologia e descobertas

Eliane Maria Cocco
Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju

Resumo

Com os objetivos de despertar o interesse pela história dos matemáticos, aprender a usar a tecnologia como instrumento de aprendizagem, aprender a pesquisar, elaborar material didático, saber apresentar para os colegas, ser capaz de aplicar o Teorema de Pitágoras em situações problemas, foi sugerido para as turmas 81 e 82, da 8ª série do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju, uma pesquisa sobre o Teorema de Pitágoras. A turma foi dividida em grupos em que cada um deveria realizar duas tarefas. A primeira era pesquisar sobre a vida de Pitágoras (biografia), como era a Escola Pitagórica, em que situações pode ser aplicado o Teorema de Pitágoras, explicar a demonstração do mesmo, pesquisar cinco problemas possíveis de ser resolvidos através do Teorema. Todo trabalho deveria ser digitado e mandado por e-mail ou impresso. Na segunda tarefa, o grupo deveria elaborar material em (EVA, madeira, cartolina, etc) para fazer a demonstração do Teorema de Pitágoras e apresentar para os colegas juntamente com uma situação problema. As turmas foram encaminhadas para o laboratório de informática onde os alunos foram orientados a encontrarem o endereço da webquest criada com todas as orientações para o desenvolvimento do trabalho. Como o trabalho deveria ser digitado e apareceriam muitas equações e fórmulas matemáticas, os alunos receberam treinamento sobre o uso do Editor Equation. Os resultados dessa atividade foram: interesse e envolvimento dos alunos, inclusive daqueles que apresentavam dificuldades em matemática, uso correto do Editor Equation, do editor de texto Word, uso da internet para pesquisa e conhecimento, melhora no rendimento das turmas, maior envolvimento com o conteúdo, criatividade na elaboração e apresentação da demonstração do Teorema e suas aplicações.

Palavras-chave: matemática;  pesquisa; conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário