domingo, 28 de julho de 2013

PRODUÇÃO DE PORTFÓLIO


O que é um portfólio?

É um instrumento...
* de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem;
* que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos,durante um curso, série ou disciplina;
* de registro de ideias, experiências, reflexões e opiniões acerca do processo de formação, dos conteúdos, das aulas;



“Portfolios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)


Qual o objetivo de um portfólio?

* Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho;
* Oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva; 
* Instaurar um diálogo entre o professor e o aluno de forma individualizada; 


Quais as vantagens do portfólio?

* Possibilidade de refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo;
* Explicação da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou; 
* Melhora a habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados; 
* Aprender a revisar seus trabalhos de maneira organizada; 
* Melhora  a habilidade  de comunicação através do relato de experiências e realizações; 
*Aprender a tomar posse do seu aprendizado. 


Qual a estrutura do portfólio?

1)Capa:
Escola, aluno(a), ano, turma, disciplina, professora, trimestre, data, título;

2)Índice ou sumário;

3) Justificativa (exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade dessa atividade, o porque da realização);

4) Desenvolvimento
* Anotações /registros de aulas ( o objetivo de cada aula e a reflexão sobre que aprendeu em cada aula);
* Relatar o que aprendeu do conteúdo e o que não aprendeu (citando exemplos e explicando como resolvê-los); 
* Trabalhos / provas / pesquisas (o que achou, sobre o que era, o que conseguiu e o que não conseguiu);  
* Indicações de leituras, sites e filmes; 
*Pesquisas da internet (sobre a história, aplicações);
* Fotografias, desenhos, recortes de revistas, jornais, reportagens (com comentários sobre a sua opinião); 
* Elaboração de poemas, charges, versos, diálogos( sempre relacionado ao conteúdo); 
* Mensagens / recados dos colegas / do professor; 

5) Auto-avaliação (felicitações, críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender, o que planeja fazer);
6) Referências.

Onde fazer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário