terça-feira, 10 de junho de 2014

VIII Simpósio Nacional de Educação e do II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores

Informações sobre o Evento:

Realização do Evento: 24 a 26 de setembro de 2014

Informações sobre a inscrição:

Inscrição para comunicadores e pôsteres: 15 de maio a 30 de junho de 2014
Inscrição para ouvintes: 30 de junho a 10 de setembro de 2014

http://fw.uri.br/mestrado/simposioeducacao2014/public/


Prof. Dr. António Sampaio da Nóvoa

António Sampaio da Nóvoa iniciou a sua carreira universitária em 1982, na Universidade de Genéve. Integra a Universidade de Lisboa desde 1986-1987. Tem formação em Pedagogia (Ciências da educação) e em História Moderna e Contemporânea, na Universidade de Genéve e na Universidade de Paris IV Sorbonne. Doutorou-se na Universidade de Genève, em 1986, na área das Ciências da Educação. O atual reitor da Universidade de Lisboa tem uma larga experiência internacional, em universidades europeias e americanas. Para além de inúmeras colaborações regulares nos programas de doutoramento de prestigiadas universidades estrangeiras (Barcelona, Genève, Montreal, São Paulo…), foi Professor Convidado, durante um ano, da University of Wisconsin Madison (1993/1994) e da Columbia University New York (2002). Em 1995, foi Investigador Visitante, durante um semestre, do INRP/Université de Paris V e, em 2001, da University of Oxford. É membro do Conselho editorial de várias revistas científicas nacionais e internacionais e a sua bibliografia científica é constituída por cerca de 150 títulos (artigos, livros e capítulos), mais de metade publicados no estrangeiro.

Profª. Dra. Bernardete Angelina Gatti

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Université de Paris VII - Université Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e exerceu o cargo de Superintendente de Educação e Pesquisa na Fundação Carlos Chagas, tendo sido Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Atualmente, atua como Pesquisadora Colaboradora na Fundação Carlos Chagas, como Coordenadora da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Eleita Vice Presidente da Academia Paulista de Educação. Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica.

Profª. Dra. Berenice Corsetti

Possui graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (1968), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professora titular 1 da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência em História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio Grande do Sul, História da Educação e Políticas educacionais.

Prof. Dr. Cesar Tello

Es Profesor en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Diplomado Superior en Gestión Educativa (FLACSO-Argentina). Magíster en Políticas y Administración de la Educación (Universidad Nacional de Tres de Febrero). Cursó estudios de Doctorado en educación en la Universidad Nacional de La Plata. Es Director de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Miembro del Núcleo de Investigación sobre Conocimiento y Política Educativa (NICPE) y del Centro de Estudios Interdisciplinarios en Educación, Cultura y Sociedad (CEIECS-UNSAM). Tambié es miembro de comité editoriales de revistas especializadas en educación a nivel nacional e internacional. Se desempeña como Director de Investigación y Desarrollo en la Universidad Nacional de Tres de Febrero y de la Universidad Nacional de San Martín. Es investigador del Campo de los Estudios Epistemológicos en Política educativa y también realiza sus investigaciones en Políticas docentes, producción de conocimiento y toma de decisiones y educación secundaria, temas sobre los cuales ha publicado artículos en revistas nacionales e internacionales. Como así también capítulos de libros y libros en diversos países de Latinoamérica.

Profª. Dra. Flávia Obino Corrêa Werle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. É bolsista produtividade 1A do CNPq, membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Foi membro do Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Participa do Comitê Educação da Capes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, política e avaliação educacional, administração e gestão educacional. Algumas produções estão disponíveis em http://flaviawerle.wordpress.com/.

Prof. Dr. Mauro Augusto Burket Del Pino

Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas de 2º Grau pela Universidade Federal de Pelotas (1984), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e Pós-Graduação em nível de Especialização em Ensino pela Universidade Federal de Pelotas (1989). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política de Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e trabalho, formação profissional, política educacional e gestão educacional. Editor da Revista "Cadernos de Educação" do PPGE/FaE/UFPel. Foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012). Foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE). É Presidente do Conselho Universitário da UFPel e do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Pelotas. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.

Profª. Dra. Terezinha Azerêdo Rios (São Paulo)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisadora do GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da FE/USP. Fez parte, por mais de 30 anos, do quadro de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP e trabalhou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo, no convênio PUCSP / Universidade Pedagógica - Moçambique. É membro da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa e do Conselho Editorial de Educação da Cortez Editora. Tem desenvolvido trabalhos nas áreas de Filosofia e Educação, especialmente da Ética e da Didática, voltando sua reflexão sobre os temas dos Fundamentos da Educação, da Formação de Professores, da Competência Profissional.

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